VIVER DEVAGAR, O LIVRO


Quando a Maria me convidou para escrever o prefácio do livro que andava a preparar, perguntei ‘Quando precisas dele?’. A resposta não se fez esperar: ‘ontem’.

Para um livro que se viria a chamar ‘Viver Devagar‘, começávamos bem. Com a Maria as coisas são assim: algumas para ontem, poucas para amanhã, mas sobretudo, muitas para hoje.

Enquanto continuávamos a conversa, a Maria perguntava-se se, com aquele título, estaria a levar os leitores ao engano, acelerada como é. E eu digo-vos o que lhe disse, a ela, na altura: ‘Viver Devagar’ tem mais a ver com viver o momento de forma presente do que com velocidade.

‘Devagar’, tem sido nos últimos tempos, adjectivo de má fama. Coisa de desocupado. Mas alguma coisa está a mudar e, a própria publicação deste livro é disso sinal, um bom sinal.

A Maria é tudo menos desocupada e, no entanto, os dias dela parecem ter bem mais que 24 horas. Sim, ela é despachada, mas está longe de ser perfeita. Às vezes, a roupa que faz para os filhos tem a bainha a desfazer-se. Mas o orgulho de usar a roupa feita pela mãe em cada aniversário, faz eclipsar todas as linhas fora do sitio.

Para ‘Viver Devagar’ na verdade, é apenas preciso parar um momento e definir prioridades. Deixar o piloto automático e pensar um bocadinho no que, do nosso dia-a-dia, será lembrado e acarinhado daqui a uns anos. E é isso que esta família faz e bem: Viver, aceitando a perfeita imperfeição dos dias.

Neste livro encontram, o retrato genuíno de uma família que se entrega, corpo e alma, ao presente, uns dias ao ritmo da natureza, outros ao da cidade, mas sempre respeitando o seu. Uma família que nos inspira a Viver com letra grande, ao nosso passo, seja isso depressa ou não.

Em homenagem aos posts da Maria, este prefácio foi escrito nas notas do telefone durante uma viagem de metro e terminado num domingo chuvoso, na lavandaria self-service do bairro enquanto a roupa secava. É um orgulho, escrever as primeiras linhas deste livro no qual me revejo tanto.

PARTILHAR Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestGoogle+Email to someone

COMENTAR