SETE DIAS SETE PRATOS · TERESA FIGUEIREDO


A convidada do Sete Dias Sete Pratos desta semana é tripeira, designer, minha prima caçula (sim, andei com ela ao colo) e apaixonada por alimentação saudável. Além da sua cozinha, partilha diariamente essa paixão no seu blogue.

Conheçam a Teresa e  fiquem a saber como se cozinha de forma saudável e rápida, para que sobre tempo para a família e o seu bebé de 4 meses. Como ela diz, não há desculpa para não comer bem!

Quando a Filipa me perguntou se gostava de fazer a rubrica “sete dias sete pratos” pensei: Como é que vou fazer isto? Não sou de todo uma pessoa organizada em planeamento de refeições! Como o meu dia-a-dia é à volta de receitas, de testes, de tachos e panelas, só sei o que vai ser o jantar provavelmente 15 minutos antes! A única coisa que posso garantir é que o Henrique, o meu marido, prefere jantar e almoçar em casa do que fora. Acho que é bom sinal.

A minha grande preocupação é ter sempre o frigorífico bem recheado de legumes e frutas. Frescos, da época e de preferência biológicos. Faço por isso. Adoro ir ao mercado ao sábado ao Parque Marechal Carmona, em Cascais e quando não consigo, sei que à quarta-feira recebo sempre o meu cabaz bio, tão cuidadosamente preparado pelo Pedro. A partir daqui é o que vier!

Não sou vegetariana, muito menos o Henrique. Adoro um bom peixe! Carne, só branca e de vez em quando mas, a verdade é que grande parte das nossas refeições semanais são à base de legumes. No entanto, muito completos nutricionalmente!

Assim, deixo-vos alguns dos pratos que mais vezes fazemos cá em casa e são receitas minhas (à excepção do de  Domingo, que é adaptado). São todos feitos em menos de 20 minutos, o que ajuda bastante na desorganização de um final de dia com um bebé de 4 meses e muito trabalho à mistura!

SEGUNDA-FEIRA · Espaguete de cenoura com pesto caseiro e rebentos de rabanete

INGREDIENTES PESTO
2 chávenas de manjericão
100g de cajus crus sem sal
1/2 chávena de azeite
2 dentes de alho
5 colheres de sopa de sumo de limão
1/4 de colher de chá de raspa de limão
Sal marinho ou flor de sal q.b.
Pimenta qb.

Demolhar previamente os cajus em água. Se possível durante cerca de 4 horas. Quando estes estiverem já com uma consistência mais mole, juntar com os restantes ingredientes num processador de alimentos até ficar com uma textura cremosa. Dica: dá para conservar no frigorífico durante 4 semanas com um fio de azeite no topo para manter a cor e a frescura.

INGREDIENTES ESPARGUETE
2 cenouras grandes por pessoa

Use o espiralizador com a lâmina que dá o “espaguete”.  Numa frigideira levar a cenoura a “saltear” apenas com alho em pó e um bocadinho de sal. Quando esta começar a ficar amolecida, regar com um fio de azeite e servir com a mistura do pesto e rebentos de rabanete.

TERÇA-FEIRA · (uma espécie de) Pescada Tikka Masala com arroz integral

INGREDIENTES
400g de lombos de pescada
1/4 colher chá de paprika
1/4 colher chá de coentros em pó
1/4 colher chá de alho em pó
1/4 colher chá de cominhos
1/4 colher chá de gengibre em pó
1/4 colher chá de pimenta
1/4 colher chá de noz moscada
1/2 lata de leite de coco bio
Sal marinho ou flor de sal q.b.
Coentros frescos
100 ml de polpa de tomate bio
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de óleo de coco

Numa taça pequena junte todas as especiarias com o azeite e mexa bem (até pode fazer a mais e ter sempre esta mistura pronta). Barre a mistura das especiarias nos lombos de pescada e deixe “marinar” cerca de 5 minutos.
Enquanto isso pode ir fazendo o arroz. Num tacho leve o óleo de coco a aquecer, deite os lombos de pescada partidos em cubos e deixe alourar. Junte a polpa de tomate e deixe apurar. Quando começar a engrossar, junte o leite de coco. Deixe cozinhar em lume brando, durante cerca de 15 minutos. Tempere com sal e pimenta. Polvilhe com coentros fracos picados e sirva com arroz integral.

QUARTA-FEIRA · Salada de trigo sarraceno, couve kale, abóbora assada com mel e requeijão

INGREDIENTES
2 chávenas de trigo sarraceno
5 folhas de couve kale
1 Abóbora manteiga partida em cubos pequenos
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de azeite
Sal marinho ou flor de sal q.b.
Pimenta preta q.b
1/2 requeijão de cabra
50g de bagas goji
4 chávenas de água

Lave o trigo em água corrente. Numa panela deite uma colher de sopa de azeite, um dente de alho e deixe estes alourarem. Coloque o trigo sarraceno na panela e mexa bem cerca de dois minutos, sem deixar que este cole ao fundo. Junte quatro chávenas de água e mexa bem novamente. Adicione o sal e deixe cozinhar até a água evaporar. Deixe arrefecer e reserve. Numa taça deite a abóbora, o mel e uma pitada de sal e mexa bem. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 15 minutos. Lave bem a couve e rasgue-a em pequenos pedaços. Aqueça uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite, um dente de alho e sal e salteie as couves até amolecerem ligeiramente. Num prato largo ou uma taça, junte o trigo sarraceno, a abóbora assada e a couve kale. Desfaça o requeijão e junte à mistura anterior. Envolva tudo muito bem e salpique com as bagas goji.

QUINTA-FEIRA · Pataniscas de legumes com abóbora assada

INGREDIENTES
1/2 chávena de courgette ralada
1/2 chávena de cenoura ralada
1/4 chávena de pimento encarnado picado
1 dente de alho pequeno
1/2 chávena de farinha de arroz
2 ovos
Sal marinho ou flor de sal q.b.
Pimenta preta q.b
1 colher de chá de óleo de coco

Numa taça misturar muito bem todos os ingredientes. Colocar uma colher de óleo de coco numa frigideira e com a ajuda de uma colher de sopa, ir deitando a massa das pataniscas. Deixar cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado ou até ficarem douradas. Acompanha com abóbora assada com alho e tomilho!

SEXTA-FEIRA · Crepes de beterraba com espinafres, courgette grelhada e abacate

INGREDIENTES MASSA
50g beterraba
175g farinha de arroz integral
2 colheres de sopa de azeite
2 ovos
1 dente de alho pequeno
150 ml água
Sal ou flor de sal q.b.
Cominhos qb.
Pimenta qb.

INGREDIENTES RECHEIO
1 courgete
1 abacate
Espinafres baby
Sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de azeite

Num processador de alimentos, junte todos os ingredientes e bata até obter uma massa líquida. Deixe repousar uns minutos, quanto grelha a courgette. Corte a courgette em fatias finas e grelhe-as ligeiramente. Corte o abacate em fatias finas e regue com limão e um fio de azeite. Numa frigideira anti-aderente deite a massa dos crepes e espalhe bem, de modo a que fique uma fina cama a preencher toda a frigideira. Deixe cozinhar cerca de 1 minuto e vire com cuidado para não partirem. Deixe mais 1 minuto. Recheie os crepes.

SÁBADO · Legumes assados no forno com ovo quente e sementes de sésamo pretas
Esta mistura de cenoura, pastinaca e beterraba, é a preferida cá de casa. Para quem nunca experimentou pastinaca, não sabem o que perdem!

INGREDIENTES
2 cenouras aos palitos
2 pastinacas aos palitos
2 beterrabas aos palitos
2 ovos
Sal marinho ou flor de sal q.b.
Pimenta preta q.b
2 colheres de sopa de azeite
1 colher sobremesa de sementes de sésamo pretas

Pré-aquecer o forno a 180º C. Num tabuleiro de forno, colocar os palitos de legumes e temperar com sal. Levar ao forno cerca de 15 minutos ou até os legumes estarem assados. Entretanto coza os ovos (Coloque a água para ferver numa panela pequena. Quando começar a ferver, coloque os ovos e conte 4 minutos. Retire de imediato os ovos para uma taça com água fria e deixe ficar durante mais ou menos 30 segundos. Com uma colher, vá partindo a casca com cuidado e tirando aos bocadinhos). Retire os legumes do forno e regue com o azeite. Coloque o ovo quente por cima, salpique com sementes de sésamo pretas.

DOMINGO · Tostas com beterraba, manga, requeijão de cabra e hortelã
Dia de facilitar mas, com qualidade! Cá em casa o pão é biológico. Com ou sem glúten mas bem caseiro. E não há mesmo nada como pão de verdade. Garanto que esta mistura é mesmo de ninguém se lembrar que no dia seguinte é Segunda-feira!

INGREDIENTES
1 beterraba média em cubos
1/2 requeijão de cabra
1/2 manga em cubos
5 folhas de hortelã
4 Fatias de pão

Corte a beterraba em quadrados pequenos, leve ao forno a assar durante uns 15 minutos. Enquanto isso, corte a manga em cubos pequenos também, esmague um bom requeijão de cabra e rasgue as folhas de hortelã. Tire a beterraba do forno, distribua nas fatias de pão já “barradas” com requeijão e por cima coloque a mistura da manga e hortelã.

 

 

É designer gráfica. Vive em Lisboa e tem dois filhos. Gosta de dias que se desenrolam sem planos, de caminhar, de fotografia e não passa sem doses maciças de sol. Da vontade de abrir caminho para uma vida mais simples, em sintonia com o seu ritmo e o da natureza, inicia o blogue Slower em 2015. Dois anos depois, abre a casa a colaborações e torna o Slower numa comunidade participativa. Acredita que um dia ainda vai fazer um inter-rail com os filhos e que eles vão gostar. É uma optimista.

COMENTAR