SETE DIAS SETE PRATOS · RAQUEL FORTES


©inesananasehortela

Esta semana trazemos ao Sete dias Sete Pratos uma pessoa querida de quem já falei aqui no slower e de quem já partilhei uma receita. E quando começámos esta rubrica, foi ela a primeira pessoa que soube que queria convidar a participar. No entanto, nem sei bem dizer porque voltas, o artigo surgiu apenas agora. Algo que, apesar de não intencional, veio mesmo a calhar. Não sei de vocês, mas depois de um dezembro sem rédeas, parece-me que fiz bem em guardar esta cartada saudável para Janeiro, como incentivo a uma alimentação mais equilibrada este ano.

Queridos leitores, connosco no Sete Dias Sete Pratos a (des)organização semanal da Raquel Fortes:

Aceitei o convite do Slower para partilhar uma semana de organização e planeamento de refeições em família e, sair da minha zona de conforto, só mesmo porque a Filipa é uma grande amiga de longa data, e… quando os amigos nos desafiam não há como dizer que não.

Quem segue o meu blog já terá notado que algumas vezes refiro a minha desorganização em casa, nomeadamente ao nível do planeamento alimentar, que começa com o facto de não gostar de fazer compras de supermercado. Logo, quando penso em jantares para toda a semana, veem-me ao pensamento imagens de carrinho de compras cheio, fila de supermercado, o que me faz logo passar do plano ideal de uma semana para duas ou três refeições e, entrar no “depois vai-se fazendo”. Acresce o fato de gostar de aproveitar o que sobra de refeições anteriores, o que faz com que por vezes a mesa ao jantar pareça um buffet de hotel, com pratos diferentes para todos os gostos.

©inesananasehortela

Os workshops vegetarianos em que fui participando, trouxeram-me alguma tranquilidade ao fazerem-me perceber que não é preciso ter-se peixe ou carne em casa para se inventar um prato à última da hora, nutricionalmente equilibrado, um modus operandi onde muito me revejo.

Mas vamos lá então, começar com a parte prática. Costumo ir uma a duas vezes por semana ao talho, onde compro sobretudo carne branca: bifes de peru e frango do campo e, semana sim semana não, carne picada, para fazer almôndegas, lasanha ou chilli, que são os pratos mais comuns de vaca.

Faço compras de fruta e legumes três vezes por semana, privilegiando as lojas de bairro ou lojas biológicas e, uma vez por semana vou ao supermercado comprar alguns produtos de mercearia, iogurtes, pão, queijo, peixe fresco para o próprio dia e congelado para o resto da semana.

O meu livro “Refeições Saudáveis, Famílias Felizes” uma co-autoria com a Luísa Fortes da Cunha, do My Casual Brunch, foi um bom exercício para ganhar alguma disciplina. Assim, conforme recomendamos no livro, vou alternando na refeição da noite, os pratos de carne com os de peixe, ao longo da semana, sempre acompanhado de legumes, que por vezes se tornam na minha refeição vegetariana. Os jantares são sempre antecedidos de sopa sem batata.

As receitas que aqui partilho são as da minha autoria, ficam a faltar apenas as que não cozinho (almôndegas e o chilli) e “vivem” na cabeça da Isabel, a minha grande ajuda em casa já lá vão sete anos.

SEGUNDA-FEIRA · Caril de Frango com Arroz Vermelho
Ingredientes: 50 g de azeite, 2 cebolas, 2 malaguetas sem sementes, 80 g de caju, 1 colher de chá de gengibre, ralado 2 colheres de sopa de coentros, 3 dentes de alho, picados, 100 g de tomate em pedaços, 400 g de leite de coco, 500 g de frango, cortado em pedaços, 1⁄2 colher de chá de curcuma, 8 sementes de cardamomo, sal marinho q.b., 1 colher e meia de chá de cominhos, em pó, 1 colher e meia de chá de coentros em pó e 1 mão-cheia de coentros frescos.
Preparação: Coloque o azeite, as cebolas, os dentes de alho picados, as malaguetas e o cardamomo ao lume, até a cebola ficar transparente. Entretanto, triture o caju, rale o gengibre e reserve. Acrescente ao refogado o frango em pedaços e deixe cozinhar durante 10 minutos. Em seguida, acrescente o tomate em pedaços, o leite de coco e deixe ao lume durante mais 5 minutos. Por fim, acrescente o caju triturado, o gengibre ralado, a curcuma, os cominhos, os coentros em pó e o sal, e vá mexendo durante 5 minutos. Coloque o caril numa taça, salpique com coentros frescos picados e sirva com arroz vermelho.

©inesananasehortela

TERÇA-FEIRA · Zoodles de Salmão e Tomate
Ingredientes: 500 g de salmão, 50 ml de azeite, 1 dente de alho, 1 cebola pequena, 1 folha de louro, 2 curgetes grandes, 200 g de tomate em pedaços, 1 colher de chá de sal marinho, tomilho e pimenta q.b.
Preparação: Refogue o salmão em azeite, cebola e alho picados com a folha de louro. Em seguida, retire o salmão do refogado, desfaça os lombos de salmão em lascas e acrescente o tomate em pedaços, o tomilho, a pimenta, o sal e deixe cozinhar durante 10 minutos em lume brando. Corte a curgete com um espiralizador (tipo esparguete) e acrescente ao refogado, juntamente com o salmão, e deixe ao lume por mais 5-10 minutos. Deite a mistura num pirex e leve ao forno para alourar durante 20 minutos.

©inesananasehortela

QUARTA-FEIRA · Bifes de peru em tirinhas com natas de soja ou de arroz
Ingredientes: 500 g de tirinhas de peru, 2 batatas-doces cor de laranja, cortadas em tiras, 2 cenouras, cortadas em tiras, 150 g de brócolos ou bimi, 3-5 colheres de sopa de tamari, 2 cebolas, cortadas em fatias 200 ml de azeite extravirgem, pimenta-preta, sal marinho, 3 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 molho de salsa, picado, 3 colheres de sopa de azeitonas pretas, cortadas em rodelas, limão q.b.
Preparação: Tempere as tirinhas de peru com um pouco de sal, limão, alho e reserve. De seguida, descasque e corte a cebola em fatias e a batata-doce e as cenouras em tiras.
Lave os brócolos e reserve. Coloque a cebola, as batatas e as cenouras num pirex, regue com bastante azeite e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Enquanto isso, leve ao lume um wok com o azeite, o alho, o louro e o peru, cozinhe um pouco e acrescente o molho tamari, os brócolos e a pimenta-preta. Por fim, junte o peru ao preparado do forno, bem como as azeitonas cortadas em rodelas, envolva tudo muito bem e acrescente a salsa picada por cima.

©inesananasehortela

QUINTA-FEIRA · Quiche de Atum sem base
Ingredientes: 6 ovos biológicos, 100 ml de leite de arroz, 100 ml de natas de soja ou de arroz, 2 latas de atum, em água, 1 tomate cortado sem sementes, 1 cenoura pequena, ralada, 1 colher de café de bicarbonato de sódio e 1 colher de café de flor de sal.
Preparação: Bata muito bem os ovos e junte o leite, as natas e o bicarbonato de sódio, continuando a bater. Em seguida, junte os sólidos e misture bem. 
Forre uma tarteira com papel vegetal e leve ao forno a 180ºc, durante 20-30 minutos.

SEXTA-FEIRA · Lasanha Low Carb
Ingredientes: 500 g de carne picada, 1 embalagem de tomate em pedaços, 1 cebola roxa, 2 dentes de alho, picados, 4 colheres de sopa de azeite, 1 curgete grande, 8 ramos de brócolos, 1 colher de chá de orégãos.
Molho: 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sobremesa de sumo de limão, 1 colher de sobremesa de mostarda dijon e sal.
Preparação: Refogue a cebola, o azeite e o alho. Quando a cebola começar a ficar transparente, junte a carne picada, mexa, tape e deixe apurar. Assim que a carne estiver cozida, junte o tomate em pedaços que entretanto foi triturado, e os orégãos. Em seguida, corte a curgete em tiras largas longitudinais e lave os brócolos. Unte um pirex com azeite e comece por colocar duas camadas de curgete, seguidas de carne à bolonhesa e alguns brócolos por cima. Depois, coloque mais uma boa camada de tiras de curgete e os restantes brócolos. Por fim, adicione o azeite, o limão, os orégãos, a mostrada dijon e o sal num frasco, agite muito bem e espalhe sobre a última camada de curgete e brócolos. Vai ao forno durante 30 minutos e está pronta.

©inesananasehortela

Ao fim-de-semana são preparadas refeições extra feitas pela Isabel, almôndegas ou chili, por exemplo, e conforme a minha disponibilidade, faço umas saladas quentes ou frias, consoante a época do ano, para ir alternando com as refeições de carne.

SÁBADO · Salada de Atum e Lentilhas
Esta é das muito simples, basta juntar numa taça os seguintes ingredientes: 1 lata de atum, 2 queijos-frescos em rodelas, 1,5 chávena de arroz integral já cozinhado, 1 chávena de lentilhas já cozinhadas e meia cebola picada. Tempere com salsa e coentros frescos picados, azeite e limão.

DOMINGO · Arroz Negro de Bacalhau e Grão
Deite 400 g de grão cozido numa taça e junte-lhe 200 g de bacalhau em lascas e previamente cozinhado com azeite e alho no forno. Acrescente 2 ovos cozidos cortado em pedaços e o cebolinho fresco a gosto. Tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico a gosto.

É designer gráfica. Vive em Lisboa e tem dois filhos. Gosta de dias que se desenrolam sem planos, de caminhar, de fotografia e não passa sem doses maciças de sol. Da vontade de abrir caminho para uma vida mais simples, em sintonia com o seu ritmo e o da natureza, inicia o blogue Slower em 2015. Dois anos depois, abre a casa a colaborações e torna o Slower numa comunidade participativa. Acredita que um dia ainda vai fazer um inter-rail com os filhos e que eles vão gostar. É uma optimista.

COMENTAR