SETE DIAS SETE PRATOS · MARIANA AMARAL


Esta semana no sete dias sete pratos trazemos uma família próxima de nós. A Mariana é casada e mãe de 3 rapazes com 8, 6 e 3 anos. Actriz de formação é fundadora da Companhia de Teatro da Chaminé e, quando não está a treinar dragões ou a ensaiar outras histórias fantásticas, é frequente encontrá-la na cozinha a fazer magia. É uma cozinheira criativa e de mão cheia, sempre com o cuidado de porporcionar uma alimentação saudável, apetecível e colorida aos seus rapazes.

Eu cá já vou  usar o seu “picadinho” nas minhas receitas e também acho que vou fazer a moquecas que têm um aspecto delicioso !

Queridos leitores, convosco, os sete dias sete pratos da família da Mariana:

Adorei o desafio de participar neste projecto tão inspirador de onde tenho tirado imensas ideias que ponho em prática! Quer na gestão da casa, na maneira de conectar-me mais com os meus filhos e por aí fora, obrigada, obrigada!
Tenho 3 filhos rapazes que sempre foram boas bocas mas à medida que vão crescendo tem ficado mais esquisitos e exigentes. Por isso, tenho feito várias tentativas e apuramentos de ementas mais apetecíveis, variadas e claro, o mais saudáveis, dentro do possível.
Só costumo planear os 5 dias da semana. Ao sábado e domingo vamos a restaurantes, casa da avó, amigos etc.
Começo por fazer um plano ao domingo com os 5 pratos e respectiva lista de compras. Aposto sempre mais em peixe e vegetariano pois nas escolas dão sempre carne e mais carne.
A base são os legumes, mas o truque é disfarça-los ou escondê-los. Cortamos bem fininhos e pequeninos para não darem muito por eles, assim todos os pratos levam o picadinho: azeite, alho francês, alho, tomate fresco (mais no verão, e polpa caseira no resto do ano) e os legumes que hajam em casa: courgete, verdes (acelga, espinafre ou nabiça) pimento e quase sempre o bróculo.
Há sempre sopa, somos todos fãs! De todas as cores e com muitos coentros.
Outro passo importante é ver a ementa da escola e tentar coordenar receitas variadas.
Aí vamos nós:

SEGUNDA-FEIRA · O nosso bacalhau
Sempre adorei bacalhau tentei inventar um saudável e simples… e eles gostam!
1 posta grande bacalhau, 3 batatas média, 1 nabo, brócolos, curgete, alho-francês, ovo, alho e azeite
Numa panela com água a ferver, o bacalhau, batatas, nabo, brócolos, ovo e pitada de sal. Deixar cozer. Coar. Desfazer tudo um bocado e reservar.
Numa frigideira, pôr azeite, um bocadinho de alho, alho francês muito picadinho, curgete aos palitinhos. Refogar um bocado.
Juntar tudo e acrescentar azeitonas pretas (sem caroços) e salsa!

TERÇA-FEIRA · As lentilhas do Jaime
Sempre gostaram de lentilhas mas agora só o Jaime é que gosta, adora, pede! Por isso estas são sempre em honra dele.
1 caneca quase cheia de lentilhas verdes ou castanhas,
Picadinho de alho francês ou cebola, tomate fresco, courgete, verdes (nabiças, espinafres ou acelga), pimento,
Polpa de tomate, meia caneca
Refogar o picadinho, juntar as lentilhas, polpa de tomate. Deixar cozer 20 a 30 minutos e já está!
Acompanha com arroz integral (1 de arroz para 3 de água).

QUARTA-FEIRA · Moqueca de peixe e gambas
2 postas peixe médias e uma de salmão
1 pacote pequeno de gambas
Picadinho: azeite, cebola, alho francês, alho, curgete, bróculos, tomate fresco.
Polpa tomate, meia caneca
Leite de coco, meia lata
Numa frigideira, refogar as gambas em azeite e um bocadinho de alho, reservar. Refogar o picadinho e juntar o peixe desfazendo-o ligeiramente. Juntar a polpa de tomate, as gambas e o leite de coco, deixar cozer um bocadinho e já está!
Acompanha com o resto de arroz integral.

QUINTA-FEIRA · Hamburguinhas e salada colorida
600g carne picada biológica só com sal.
Fazer os hamburguinhas com oregãos e fritar em azeite.
Num prato grande pôr, cenoura e beterraba ralada, verdes salteados, pepino, tomate, alface, azeitonas, milho, brócolo a vapor.
Apresentar tudo muito bem e esperar que comam 2 ou 3 variedades… pelo menos vão comendo, por mais que seja em pouca quantidade – isto porque os meus reclamam muito dos legumes crus e salteados.

SEXTA-FEIRA · Massa com salmão
Não somos muito de massas porque além de termos um celíaco cá em casa, eu também cada vez como menos hidratos e glúten. Se carregarmos bem na proteína não nos custa tanto e habituamos-nos. Por isso, a massa é só à sexta, o primeiro treat do fim-de-semana.
Massa de espelta (para o Filipe faz-se de arroz ou quinoa)
Salmão biológico, 1 ou 2 postas
Picadinho: azeite, alho, tomate fresco, courgete, pimento e alho-francês.
No salmão pôr limão e sal e dar uma passadela na frigideira.
Cozer os brócolos à parte (às vezes a vapor, outras em água)
Misturar tudo e já está! Fazemos sempre um bocado a mais para se ir comendo durante o fim-de-semana.

SÁBADO · O belo frango com limão no forno
Ao fim-de-semana gosto de relaxar por isso tento fazer coisas que sei que são tira e queda, ninguém reclama!
1 frango biológico, meto um limão para dentro da carcaça, rego com azeite e mais limão (até a casca ralada) sal e azeite, batatinhas normais e doces aos quadradinhos (ás vezes as doces têm de levar uma entaladela prévia), tomate fresco, coentros e cebola. 1 hora no forno e fica uma delicia.

DOMINGO · Peixe no forno
Também gosto de ir ao mercado com calma comprar um bom peixe (robalo, dourada etc) e fazer no forno também com batatinhas, cebola, tomate e salsa. 40 a 50 min. no forno, outra delícia.

 

 

Maria Cordoeiro
É psicóloga. Tem quatro filhos. Um marido. Dois cães. Gosta de dias tranquilos mas que não lhe fujam dos planos. Gosta de cozinhar, de ouvir música, de costurar, de se deitar tarde, de tricotar e de ir à praia. Gosta de fazer coisas em geral e de pessoas em particular. Ou vice-versa. Tem um blogue onde conta alguns pormenores do seu dia-a-dia e onde fala da sua procura de um equilíbrio que considera urgente: parar e aproveitar todos os momentos, em contacto com a Natureza e com os outros. Em 2017 escreve o livro Viver Devagar e inicia a sua colaboração com o Slower.
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