VEM AÍ O MERCADO DE TROCAS


Desde que comecei a destralhar, tenho reflectido bastante sobre o ciclo de vida do que consumimos e o impacto da forma de consumo linear corrente. Além dos filmes que já referi aqui e aqui, no último ano, tive também a oportunidade de assistir a uma conferência com a Bea Johnson do movimento Zero Waste e outra com a Benita Matofska do movimento The People Who Share, verdadeiras agentes de mudança para um consumo responsável em termos ambientais e sociais.

Assim, inspirada por estes exemplos, é com muita alegria, que venho partilhar convosco uma iniciativa que, em conjunto com a Associação de Pais da escola dos meus filhos e da qual faço parte, andava a planear há já um tempo. Trata-se do Mercado de Trocas, e tem o objectivo promover a prática da Reutilização – um dos 3 R’s das boas práticas ambientais – e a Economia Circular e de Partilha.

Esta primeira edição terá lugar já no próximo sábado, dia 1 de Abril, das 10h00 às 14h00 na Escola nº 72 Bartolomeu de Gusmão e nele poderão ser trocados livros, brinquedos e roupa de criança e de adulto.

Para participar apenas têm de trazer, no dia do Mercado, os artigos que pretendem trocar, limpos e em boas condições. À entrada, estarão voluntários a receber e orientar os participantes. Para simplificar logística ao máximo, cada pessoa é responsável por classificar os seus próprios artigos e distribuí-los pelas bancadas disponíveis de acordo com a sua categoria. Posteriormente, os participantes podem então explorar os artigos disponíveis e selecionar o que pretendem levar.

Finalmente, os artigos que ficarem sem dono, serão doados a duas instituições de solidariedade da freguesia, o Instituto da Imaculada Conceição e o Centro Paroquial São Francisco Paula.

Para outros esclarecimentos sobre o evento adiram aqui e vejam em baixo as respostas a algumas dúvidas mais frequentes.

Onde e quando será o Mercado de Trocas?
No 1 de Abril das 10h00 às 14h00, na Escola Básica nº 72 Bartolomeu de Gusmão, Rua da Bela Vista à Lapa, nº 43

O Mercado de Trocas é um evento público?
Sim. A única condição para participar é trazer pelo menos 1 artigo limpo e em boas condições para trocar.

Quando posso entregar os meus artigos para o Mercado?
No próprio dia do evento, após o inicio deste às 10h00. Cada pessoa é responsável por classificar os seus próprios artigos e distribuí-los pelas bancadas disponíveis de acordo com a sua categoria.

Como posso participar no Mercado de Trocas?
Apenas tem de aparecer no local entre as 10h00 e as 14h00, trazendo pelo menos 1 artigo para trocar.

O que posso trocar no Mercado de Trocas?
Roupa de adulto e criança, livros infantis e de adulto, e brinquedos que se encontrem limpos e em bom estado.

E se eu não quiser trazer nada do Mercado? Posso participar à mesma?
Sim. Nesse caso poderá vir deixar os seus artigos, distribuindo-os pelas bancadas disponíveis de acordo com a sua categoria.

Quantos artigos posso trazer do Mercado de Trocas?
Os que entender precisar.

Onde posso saber mais sobre a economia circular e de partilha?
Aqui e aqui

Para onde irá o excedente do Mercado de Trocas?
Serão entregues no Instituto da Imaculada Conceição e o Centro Paroquial São Francisco Paula.

Aproveitem a mudança de estação para dar uma geral pelas gavetas e tragam o que já não vos faz falta. Quem sabe não encontram algo mesmo à vossa medida!

Até lá,
Filipa

PARTILHAR Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestGoogle+Email to someone

COMENTAR