CRIANÇAS SAUDÁVEIS, FAMÍLIAS FELIZES · UMA RECEITA E UM GIVEAWAY


foto @inesananashortela

Lembro-me quando participámos no nosso primeiro workshop de alimentação saudável há uns 4 anos atrás. Nessa altura, eu andava à procura de eliminar os alimentos processados cá em casa e queria conhecer alternativas. Para a Raquel, começava nessa altura, a surgir um interesse maior num estilo de vida saudável e por isso desafiei-a a participar nesta manhã de aprendizagem informal em casa de uma amiga.

De lá para cá, muita coisa mudou e a vida saudável tem somado mais e mais adeptos e a Raquel tem tido o seu papel nisso. Como mulher de mão cheia que é, não é para meias coisas. O tal interesse maior deu em paixão. Deu no projecto It’s Up to You onde partilha formas simples de adotarmos hábitos de vida saudável, onde a alimentação assume um papel fundamental na forma como tomamos conta do nosso corpo. Deu em meias-maratonas várias, numa maratona e numa equipa de corrida como poucas e, num mestrado em Nutrição Clínica. Deu no livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes” em co-autoria com a Luísa Fortes da Cunha, do blog My Casual Brunch. E sabe-se lá no que mais dará. Para a frente é o caminho, é uma frase que a descreve bem.

A pensar no regresso às rotinas e às aulas, escolhi partilhar a receita de muffins deste livro. Simples e deliciosa, vão gostar experimentar estes muffins e levá-los para a escola, para o trabalho ou para um picnic.

MUFFINS DE MIRTILOS E PEPITAS DE CHOCOLATE
Tempo de preparação: 30 min · Serve. 10-12 muffins

Ingredientes
1 chávena de flocos de aveia
1 colher de chá de fermento, em pó
½ chávena de leite de amêndoa
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel
1 chávena de mirtilos
2 ovos
½ chávena de pepitas de chocolate

Intruções
Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
Primeiro, triture os flocos de aveia, até se transformarem em farinha.
Junte todos os outros ingredientes secos e reserve.
Noutra taça, bata os ovos, junte o leite de amêndoa e o mel, e adicione este preparado à mistura de aveia.
Por fim, acrescente as pepitas de chocolate e os mirtilos. Envolva-os bem.
Deite a massa em formas de muffins (de preferência antiaderentes).
Vai ao forno durante 30 minutos (verifique se estão cozidos espetando um palito na massa. Quando este sair limpo, é porque está pronto).

Dicas
Guarde os muffins que sobrarem numa caixa e congele. Quando decidir comê-los ao pequeno-almoço ou levá-los na marmita, retire-os do congelador à noite. Pode substituir os mirtilos e o chocolate por framboesas, morangos, banana, maçã ou pela fruta que mais lhe agradar. Pode também acrescentar canela ou tiras de coco.

foto @inesananashortela

GIVEAWAY CRIANÇAS SAUDÁVEIS FAMÍLIAS FELIZES
Para quem ficou com água na boca e vontade de testar outras receitas, as autoras, generosamente, ofereceram um livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes” para sorteio. Os interessados em ganhar um exemplar só têm de:

  • Gostar das páginas de Facebook aqui e aqui e aqui
  • Seguir no Instagram aqui e aqui e aqui
  • Subscrever o slower, submetendo o vosso email no formulário em baixo.

O vencedor será sorteado aleatoriamente no dia 17 de Setembro e anunciado neste artigo no dia 18 de Setembro.

· A vencedora do sorteio é a Maria Vasconcelos! Obrigada a todos pela vossa participação! ·

É designer gráfica. Vive em Lisboa e tem dois filhos. Gosta de dias que se desenrolam sem planos, de caminhar, de fotografia e não passa sem doses maciças de sol. Da vontade de abrir caminho para uma vida mais simples, em sintonia com o seu ritmo e o da natureza, inicia o blogue Slower em 2015. Dois anos depois, abre a casa a colaborações e torna o Slower numa comunidade participativa. Acredita que um dia ainda vai fazer um inter-rail com os filhos e que eles vão gostar. É uma optimista.
PARTILHAR Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestGoogle+Email to someone

2 Comments

  1. Boa tarde, o azeite adiciona-se quando? Juntamente com os restantes ingredientes líquidos? E quando fala em “Junte todos os outros ingredientes secos…” refere-se apenas ao fermento, certo? Obrigada!

COMENTAR