AMACIADOR DE ROUPA . ALTERNATIVAS SEGURAS E ECOLÓGICAS


slower_amaciador_01No nosso dia-a-dia somos bombardeados com químicos tóxicos, presentes em produtos que de amigos do ambiente não têm nada. Esses mesmos químicos, lemos por essa internet fora, podem-nos causar irritações, alergias, doenças e até mesmo distúrbios hormonais. Claro que encontramos também artigos que nos asseguram que não está provada a relação entre causa e efeito ou que estes estão presentes numa quantidade inofensiva. No entanto, na dúvida, se puder, evito-os, como já falei aqui.

É que a somar a isto, alguns destes produtos não são tão essenciais assim ou podem ser substituídos por alternativas caseiras mais acessíveis e seguras. Um bom exemplo disto, é o amaciador de roupa.

Se o uso do amaciador faz sentido nas zonas de água dura, já em zonas de água macia ou de dureza média, que constituem cerca de metade do nosso país, pode ser facilmente dispensado.

No entanto o seu uso é hoje largamente difundido, independentemente da qualidade da água, sobretudo pelo cheirinho-a-lavado que confere à roupa.

Aqui, temos duas questões. A primeira é que a relação entre cheirinho-a-lavado e limpeza nem sempre é directamente proporcional – estejamos a falar de roupa ou do chão da cozinha. Podemos ter roupa ultra cheirosa que mantém algumas nódoas com que foi a lavar, da mesma forma que não é por nos encharcarmos em perfume, que ficamos mais lavados. A segunda, mais preocupante, é que o “cheirinho” ou fragrância abrange, na maior parte dos casos, um rol de químicos sintéticos não discriminados nem testados, sendo considerado um dos cinco principais alergéneos.

Em Lisboa, a água é de dureza média, pelo que quando deixei de usar amaciador, não senti grande falta. Sim, às vezes os jeans estendidos ao sol, podem parecer um bacalhau seco, mas rapidamente me habituei e hoje em dia até gosto. Já com as toalhas turcas, a conversa é outra. Quando deixei de usar amaciador, as toalhas não tinham assim tanto tempo, pelo que conservavam alguma da sua “fofura” original. Agora, sem fofura original, mesmo depois de uma passadela a ferro, às vezes à primeira volta parecem um bocadinho lixa.

Voltei então aos livros para procurar uma solução que fosse amiga do ambiente, da nossa pele, do nosso bolso, e fácil. Encontrei duas opções para amaciar a roupa, muito simples, que partilho aqui:

AMACIADOR DE BICARBONATO DE SÓDIO
Colocar 60g de bicarbonato de sódio por carga de roupa no compartimento do amaciador de roupa. Além de amaciar a roupa, o bicarbonato de sódio tem também propriedades desodorizantes e desinfectantes.

slower_amaciador_02

AMACIADOR DE VINAGRE
Basta colocar 1/2 chávena de vinagre por carga de roupa no compartimento do amaciador de roupa et voilá. E não, a roupa não fica a cheirar a vinagre. Pelo contrário, o vinagre remove  cheiros e resíduos acumulados de outras lavagens.
Pode ser usado o vinagre branco de cozinha ou de maçã. Há quem diga também que o vinagre ajuda a manter as cores vivas das roupas.
Atenção: quando se usa o vinagre, é de evitar a lixívia, pois a combinação destes dois produtos produz gases tóxicos.

Além de serem alternativas fáceis, seguras, eco e baratas, o que ainda me faz gostar mais destas soluções é que usam produtos que estão na despensa de toda a gente e que têm várias utilizações em casa, desde temperar saladas a limpar vidros, fazer bolos ou lavar roupa. Estes sim, essenciais em qualquer casa!

É designer gráfica. Vive em Lisboa e tem dois filhos. Gosta de dias que se desenrolam sem planos, de caminhar, de fotografia e não passa sem doses maciças de sol. Da vontade de abrir caminho para uma vida mais simples, em sintonia com o seu ritmo e o da natureza, inicia o blogue Slower em 2015. Dois anos depois, abre a casa a colaborações e torna o Slower numa comunidade participativa. Acredita que um dia ainda vai fazer um inter-rail com os filhos e que eles vão gostar. É uma optimista.
PARTILHAR Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestGoogle+Email to someone

4 Comments

  1. Já não uso amaciador há uns anos e não sinto grande falta, mas devo confessar que as tolhas lá em casa estão em modo esfoliante… por isso agradeço imenso a dica do bicarbonato e do vinagre 🙂

  2. Por acaso amaciador de roupa também já não uso!! MAs fazer o detergente nunca me tinha passado pela cabeça….😳Continuas a fazer??? E que outros produtos é que usas?

COMENTAR